V SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO 2024

Políticas públicas, ações propositivas e perspectivas críticas

14 e 15 de agosto de 2024

Centro de Conferências da Unespar, campus Paranavaí

A quinta edição do Seminário sobre Gênero, intitulado “Políticas públicas, ações propositivas e perspectivas críticas”, terá como foco discussões ligadas à subjetivação e às diversidades de gênero. O evento pretende reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, gestores, profissionais de diferentes áreas, bem como participantes da sociedade em geral para refletir, debater e propor alternativas sobre os temas tratados durante o seminário.

Realização: Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas

PROGRAMAÇÃO:

14/08/2024 (noite)

17h00 – 19h00 – Credenciamento

19h30 – 20h00 – Mesa de abertura

20h00 -20h30 – Apresentação Cultural

20h30 - 21h30: Palestra: Políticas públicas, ações propositivas e perspectivas críticas – Com Geni Núñez - ativista indígena Guarani, escritora, psicóloga, mestra em Psicologia Social e doutora pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

21h30 - 23h00: Debate

15/08/2024 (manhã, tarde e noite)

08h00 às 12h00: Minicursos

• Envelhecimentos e diversidades: desafios para os movimentos sociais e para as políticas públicas
  • Gênero, masculinidades e trabalho socioeducativo com homens
  • Letramento racial como condição para uma sociedade mais justa e inclusiva.

13h30 às 17h30: Apresentação de trabalhos por eixos temáticos

19h30: Mesa coordenada: Ações propositivas e perspectivas críticas

• Feminismo matricêntrico: Nayara Augusto Felizardo
  • Os feminismos mudaram a ciência? Atualização do debate pela perspectiva interseccional - Camila Clozato Lara
  • Políticas Públicas Infantojuvenis e diversidades - Keila Pinna Valensuela e Leonardo Carvalho de Souza
  • A experiência do coletivo LGBTIA+ de Paranavaí - Rose Annie MacFergus e Rodrigo Taddeu da Silva

21h30: Encerramento

RESUMOS EXPANDIDOS

Para apresentação de comunicação oral, o/a proponente deverá submeter resumo expandido que contemple resultados de pesquisas acadêmicas e/ou relatos de experiência profissional. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos do evento (ISSN: 25253611). Os textos deverão ser enviados para o e-mail: genero.paranavai@unespar.edu.br , digitado em programa Microsoft Word, versão 6.0 ou superior obedecendo às regras de formatação, juntamente com o comprovante de pagamento e a indicação do eixo temático para o qual deseja se inscrever. A descrição no assunto do e-mail deve ser “V Seminário Sobre Gênero”. As/os interessados(as) poderão enviar trabalhos completos para futura publicação após a realização do evento.

EIXOS TEMÁTICOS:

Políticas Públicas, Trabalho, Territórios e Gênero;

Direitos Humanos e Diversidades: Classe, Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade;

Violências: de Gênero, Doméstica e Intrafamiliar;

Gênero: Temas Transversais.

NORMAS DO RESUMO EXPANDIDO

Identificação do trabalho: título, nome do/os/as autor/es/as; nome do/a orientador/a (se for o caso); nome da Instituição vinculada. No máximo quatro autores(as);

Conteúdo: Deverá conter introdução, objetivo/s, materiais e métodos, resultados (parciais ou finais), considerações finais e referências;

Formatação do texto: Deve ter no máximo 05 laudas, parágrafo justificado, fonte Arial 12, espaçamento 1,5 com margens direita e esquerda, 3cm, superior e inferior 2,5cm.

Pagamento de inscrição para obtenção do certificado

CATEGORIA

PRAZO

VALOR

Estudantes: participação como ouvinte (sem apresentação de trabalho), com certificação on- line após o evento.

13 de agosto de 2024

R$ 10,00

Professores e profissionais da área (sem apresentação de trabalho), com certificação on-line após o evento.

13 de agosto de 2024

R$ 20,00

Participação com apresentação de trabalho (comunicação oral), incluindo a certificação on-line como ouvinte para o(a) inscrito(a).

Os(as) coautores(as) deverão realizar inscrição como ouvintes.

De 01 de maio a 24 de julho de 2024

As cartas de aceite serão enviadas até o dia 07 de agosto de 2024.

R$ 20,00

CERTIFICADOS:

Serão fornecidos certificados eletrônicos para os ouvintes e físicos para as apresentações de trabalhos na forma de comunicações orais.

Os certificados eletrônicos, constando a carga horária total de 20 horas, poderão ser acessados 30 dias após o evento, por meio do link: http://certificados.unespar.edu.br/

Inscrição | Acadêmicos - Sem Apresentação de Trabalho -
Inscrição | Docentes, Profissionais e Comunidade Externa - Sem Apresentação de Trabalho -
Inscrição | Geral - Com Apresentação de Trabalhos -